Sensei Kanryo Higaonna
O Sensei Kanryo Higaonna nasceu a 10 de Março de 1853, em Naha, a capital de Okinawa e faleceu em outubro de 1915. O seu pai, Kanryo, era comerciante mercante entre as pequenas ilhas do arquipélago Ryu Kyu, a que pertence Okinawa, vendendo mercadorias de uso diário.
Desde novo que Kanryo Higaonna ajudava o seu pai no seu trabalho através do árduo esforço físico que tal envolvia, vindo a desenvolver um corpo forte. As pessoas chamavam-lhe Machu.
Em 1867, na idade de 14 anos, o seu pai morre numa luta. A razão desta luta é ainda desconhecida, a sua repentina e violenta morte foi um terrivel choque para a toda a família. Submetido a uma grande dor, a qual se transformou depois em raiva, Kanryo Higaonna decide estudar artes marciais. É com este objectivo que viajou para a cidade de Fuzhou na província de Fukien no sul da China. À sua chegada alojou-se numa hospedaria frequentada por naturais de Okinawa. O gerente da hospedaria depois de tomar conhecimento do desejo de Kanryo Higaonna, apresentou-o ao mestre Ryu Ryu Ko, famoso mestre de artes marciais.
Apesar das iniciais provas de admissão como aluno serem exigentes, normalmente de cariz doméstico (pensa-se que o Sensei Ryu Ryu Ko seria um nobre revolucionário refugiado no sul da China, gozando de um alto estatuto e como tal, criterioso na selecção dos seus alunos que se tornavam também auxiliares nas lides domésticas do seu mestre), Kanryo Higaonna rapidamente se tornou "uchi deshi" (aluno privado). Kanryo Higaonna permaneceu na China cerca de 14 anos dedicando-se ao estudo e prática de artes marciais e medicina naturalista chinesa.
O mestre Ryu Kyu Ko tinha grande estima pelo seu aluno e confirmava o seu domínio nestas artes- uma honra raramente atribuída. Era tal a habilidade de Kanryo Higaonna nas artes marciais que a sua fama se espalhou por toda Fuzhou.
Na primavera de 1881, Kanryo Higaonna regressou a Okinawa. Aí ele ensinou esta arte marcial que se tornou conhecida entre os jovens de Okinawa como Naha-te. Porém o ensino desta arte sempre foi algo selectivo, como já o havia sido com o próprio Kanryo Higaonna Sensei, e apenas alguns alunos chegavam ao nível exigido para começarem a treinar.
Só em 1905, Kanryo Higaonna decidiu universalizar a sua arte e iniciou o ensino nas escolas públicas de Okinawa, nomeadamente a Escola Comercial de Naha.
Quando ensinava, o sensei Kanryo Higaonna era um mestre extremamente severo. No entanto, na sua vida normal ele era um homem calmo e humilde e era reconhecido pelo seu carácter virtuoso.
Existem muitas histórias que relatam pedaços da vida e dos treinos do Sensei Kanryo Higaonna. O poder das suas pernas era legendário, de tal forma que ele era frequentemente apelidado em Okinawa de "Ashi no Higaonna" (pernas Higaonna).
Devido à sua popularidade, as pessoas de Naha conferiam-lhe o nome de "Higaonna Tanmei", um nome que reflectia a afeição e respeito que eles tinham por este grande homem e artista supremo em artes marciais.
Sensei Miyagi Chojun
O Mestre Miyagi Chojun nasceu em 25 de abril de 1888, em Naha, cidade da Província de Okinawa, uma das várias Ilhas do arquipélago de Ryu-kyu, ao sul do Japão. Aos catorze anos iniciou seus treinamentos em Naha-Te com o Mestre Higaonna Kanryo.
Em 1905, após treinar durante três anos com o Mestre Haigaonna, Miyagi Chojun resolve seguir os passos de seu Mestre e vai para a China aperfeiçoar suas técnicas e ampliar seus estudos. Nesta época, era comum cidadãos Okinawanos viajarem à China para comercializar produtos. Esta primeira viagem tem a duração de três anos e Miyagi Chojun retorna à Okinawa para cumprir suas obrigações militares, que por lei, todo cidadão de dezessete a quarenta anos deveria se alistar no serviço militar. Em 1609 o clã de Satsuma invadiu a Ilha de Okinawa, impondo-lhe algumas leis e em 1879 a Ilha de Okinawa passou a ser oficialmente uma Província do Japão. Em 1890 o Japão impôs a lei de serviço militar a Okinawa a todo cidadão de sexo masculino de dezessete a quarenta anos.
Mestre Miyagi Chojun retorna a China para aperfeiçoar seus estudos nas artes marciais na Província de Fujian (Fukuken em japonês) onde ele ao mesmo tempo em que treinava os métodos chineses de combate, pesquisava os manuscritos antigos de combate desarmado. Este período de treinamento durou dois anos, de 1915 a 1917.
Retornando à Ilha de Okinawa, o Mestre Miyagi Chojun, compilou suas técnicas aprendidas com o Naha-Te com as técnicas aprendidas na China e estruturou de forma científica os métodos de aquecimento e exercícios auxiliares, incorporando o Ibuki na prática de sua arte. Para dar ênfase à importância do desenvolvimento interior, Mestre Miyagi Chojun, organizou e compilou os métodos de treinamento para aperfeiçoamento do caráter, dando o nome de Goju-ryu à sua arte.
O nome Goju-ryu (estilo Forte e Suave) vem do antigo texto chinês: Wu Pei Chih (Bubishi em japonês), precisamente o nome vem de um dos oito versos relativos ao combate desarmado: A Lei Universal engole e expele o Forte e Suave.
O Mestre Miyagi Chojun ensinou karate-do em locais como a Centro de Treinamento da Polícia de Okinawa, Escola Municipal de Comércio de Naha, Escola Normal de Okinawa e Centro de Treinamento Popular de Okinawa. Em 1929 o Mestre foi ao Japão, a convite dos Departamentos de Karate da Universidade Imperial de Kyoto, Universidade de Kansai e Universidade de Ritsumeikan. Este foi o primórdio da difusão do estilo Goju-ryu por todo o Japão. Foi nesta época que o Mestre Yamaguchi Gogen conheceu o Mestre Miyagi Chojun.
Sensei Gogen Yamaguchi "O Gato"
Gogen Yamaguchi nasceu em 20 de janeiro de 1909 na cidade Kagoshina ao sul de Kyushu. Ainda jovem, começou a treinar o tradicional estilo de kenjutsu de Satsuma samurai, jigen-ryu, judo, e Karatê com um carpinteiro chamado Sr. Murata, um experiente karateca de Okinawa. Murara Sensei impressionou-se com o jovem Yamaguchi devido sua atitude séria, e boa vontade para o treinamento severo. Ensinou tudo o que sabia de Goju-Ryu a Gogen.
Foi nesta época que Yamaguchi recebeu a alcunha de Gogen (que signifca Severo, Ríspido), pois, este não era, de fato, seu verdadeiro nome. Em 1931, começou a treinar com mestre Chojun Miyagi. E Miyagi, então, nomeou Gogen Yamaguchi como seu sucessor na escola Goju do Japão.
Gogen Yamaguchi foi o fundador da IKGA, e teve muito sucesso em unir todas as escolas de karatê do Japão numa instituição única que resultou na formação da Federation of All Karate-Do Organization (FAJKO), em 1964. A Kokusai Budo Renmei International Martial Arts Federation do Japão, entidade cujo dirigente é o Príncipe Higashikuni, da família Imperial Japonesa nomeou Mestre Gogen Yamaguchi Shihan da divisão das organizações de karatê. Nunca antes um homem simples recebera tão importante reconhecimento pelo desenvolvimento e propagação do Karatê-Do.
Yamaguchi morreu em 1989.
Sensei Meitoku Yagi
Foi um descendente das “36 familias” que chegaram em Okinawa, da China em 1392.
Sensei Yagi começou seu treinamento com Sensei Miyagi em 1926, com 14 anos de idade. Nos primeiros anos de treinamento, era ensinado apenas o kata Shanchin. O aluno tinha a obrigação de conhecer muito bem este kata antes de ser autorizado a aprender outro kata. Os treinos eram muito pesados, era exigido muito esforço e dedicação dos alunos, por isso poucos continuavam.
Quando yagi Sensei visitava a sauna publica em Okinawa, as pessoas viam as manchas roxas em seu corpo e logo sabiam que treinava no Dojo de Chojum Miyagi. Em sua juventude, Meitoku Yagi, era conhecido como “O destruidor de makiwaras”.
Depois que mestre Miyagi faleceu os membros da sua família fizeram uma reunião para decidir quem deveria ser o seu sucessor. Fizeram a decisão baseada na lealdade, caráter, técnica e conhecimento. Sensei Yagi foi escolhido como sucessor e o Grão mestre do estilo Goju-Ryu. Herdou a faixa e o uniforme de Chojun Miyagi (grande símbolo da família Miyagi).
Sensei Yagi, não fundou apenas a Meibukan, mas também a Goju-kai (uma associação que inclui todos os praticantes de Goju-Ryu).
Em 1997 foi declarado Patrimônio Cultural Intocável do Karate e promovido a Hanshi 10º Dan. Faleceu em 2.003 e hoje é lembrado e reverenciado por todos praticantes de karate, assim como deve ser um grande Mestre.
HANSHI RYUZO WATANABE
Nasceu em Fukushima, Japão em 29 de Janeiro de 1.923. Saiu do Japão, com seus familiares em Dezembro de 1.929, como passageiros em um navio cargueiro, desembarcou no Brasil em 07 de Fevereiro de 1.930.
Bem cedo foi atraído pelas artes marciais, começou a praticar jiu-jitsu, Kendô e Judô, além de suas ocupações na lavoura e como caminhoneiro. Porém, foi só aos 37 anos que encontrou no karate a arte que modificaria o sentido de sua vida. Não foi tão fácil, entretanto seu acesso a essa prática. Tentou um contato com Mestre Harada, de São Paulo, e conseguiu treinar com Mestre Seichi Akamine. Procurou a Associação Brasileira de Karate que por ser, na época, uma organização muito fechada não lhe permitiu acesso imediato. Foi através de um empregado seu, chamado Haishi, no entanto que pode penetrar naquele local, para um primeiro treino, inusitadamente vestindo camiseta e calça de linho. Passaria, daí em diante, a praticar seis exaustivas horas por dia com toda a dedicação de que era capaz e indiferente a opiniões alheias.
Coincidentemente, nesta ocasião a I.K.G.A. (Japão), procurava expandir-se na América do Sul, fundando uma base de atuação, e a partir do Brasil representar o estilo GojuRyu nos 13 países do eixo sulamericano. Foi através de uma visita do Mestre Doi à nossa terra que Sensei Watanabe recebeu a determinação de tomar o cargo de Diretor da Sucursal por nomeação direta do Grande Mestre Gogen Yamaguchi do Japão.
Foi assim que, em 1.963, Sensei Watanabe se tornava diretor da Associação Brasileira de karate, em 1964, Vice-Presidente e em 1965 tomava posse na Presidência da Associação Cultural de Karate. Sensei Watanabe foi também presidente da U.K.G.B. (União de Karate-Do GojuRyu do Brasil) e U.S.K.G. (União Sul-americana de Karate-Do GojuRyu) e Vice-Presidente da I.K.G.A. (International Karate-do Goju-Kai Association).
A GojuRyu, entretanto, começou definitivamente em São Paulo a 15 de setembro de 1.975, quando o Hanshi Watanabe, foi oficialmente nomeado pelo Mestre Gogen Yamaguchi. A partir desta data, começou a sua dedicação ao estilo GOJURYU, criando pólos de desenvolvimentos em todos os Estados Brasileiros e vários países da América do Sul.
O Hanshi Ryuzo Watanabe, a partir de então, dedicou praticamente toda sua vida ao Karate GOJURYU da (I.K.G.A.) promovendo eventos ou tarefas que beneficiassem seu estilo, seja com sua técnica apurada, portador de um carisma invejável, por onde passava conquistava seguidores, a extrema sensibilidade mais a imaginação e a intuição, juntaram-se a motivação, simplicidade e a amizade para romper os laços que uniram o espírito à realidade. mesmo com idade avançada e doente (sem que a maioria de seus filiados soubessem), sempre dava o exemplo, sendo o primeiro a chegar e o último a sair em todos os eventos da GojuRyu.
Hanshi Ryuzo Watanabe faleceu em 5 de dezembro de 1.998.
9o DAN - 05/12/1999 - IKGA
Sensei Yamaguchi Hirofumi Goshi
Saiko Shihan-Hanshi 8º Dan
Iniciou seus treinamentos de Karate-do Goju-ryu em 1951, aos oito anos, no Senzoku Dojo, em Asakusa. Recebeu seu 1º Dan em 1957 e o 2º Dan em 1959. Em 1962 recebeu o 3º Dan e tornou-se instrutor.
Em 1963 Mestre Yamaguchi Goshi entrou para a Universidade do Japão (Nihon Daigaku), especializando-se em cinema, no departamento de artes. Nesta época, aproveitando a oportunidade, foi aos Estados Unidos para ensinar Karate-do Goju-ryu em um Dojo filial por um ano.
Retornando ao Japão, ensinou karate-do Goju-ryu em diversos Dojos. Em 1969 se formou na Universidade e tornou-se Shihan em tempo integral, com o propósito de promover e desenvolver o Karate-do Goju-ryu.
Mestre Yamaguchi Goshi tem visitado e ensinado, promovendo o karate-do Goju-ryu, em mais de quarenta países, não apenas como instrutor e representante da IKGA (International Karate-do Goju-kai Association), mas também pela JKF (Japan Karate-do Federation), pela Tokyo Karate-do Federation e também como árbitro internacional.
Após o falecimento de seu pai em 1989, em 1990 Mestre Yamaguchi Goshi foi convidado a presidir as duas entidades: IKGA (International Karate-do Goju-kai Association) e a JKGA (Japan Karate-do Goju-kai Association), recebendo o título de Saiko-Shihan.
Sempre preocupado em difundir o Karate-do Goju-ryu de forma correta, Saiko-Shihan Yamaguchi Goshi, faz diversos seminários todos os anos ao redor do mundo. Esteve recentemente na América do Sul, na ocasião do Campeonato Sul-Americano, no Uruguai, em outubro de 2010 para prestigiar o evento e também para promover um seminário de dois dias. A IKGA-Brasil se fez presente através de seu representante, o Renshi Luiz Kotsubo e seus filiados.
Hanshi Luiz Kotsubo
Presidente da IKGA Brasil
O Hanshi Luiz Kotsubo recebeu das mãos do Saiko Shiran Goshi Yamaguchi a representação oficial da IKGA (International Karate-Do Goju-kai Association) no Brasil, para a qual foi encarregado da missão de reconstruir a escola Goju-kai (União de todos os praticantes dos estilos de Goju-Ryu) no país ao dar continuidade ao trabalho de Ryuzo Watanabe Sensei, resgatar os valores e atualizar continuamente as especificidades técnicas do estilo.
O legado recebido pelo Sensei Luiz Kotsubo aconteceu após um longo período em que nosso país ficou sem representantes do Goju-kai, mais precisamente desde 2000, ou seja, dois anos após o falecimento do Hanshi Ryuzo Watanabe Sensei. Renshi Kotsubo, é o fundador e presidente da IKGA Brasil.
Shihan João Carlos de Godoi
Presidente da Federação Mineira de Karate
O Shihan João Carlos de Godói nasceu em São Paulo, na Vila Brasilândia. Mudou-se para a cidade mineira de Muzambinho, onde passou sua adolescência e parte de sua juventude. Em Belo Horizonte, onde reside desde 1985, se integrou à Federação Mineira de Karate, primeiramente como secretário, depois se tornando Presidente no ano de 1989, cargo que ocupa com consumada competência desde então, até os dias atuais.
Como Professor de Karate desde 1990, o Shihan João Carlos de Godói formou vários outros alunos e professores, compartilhando com os Gojutekas, amantes de nossa Arte, dos conhecimentos adquiridos nesta estrada em que trilhou com humildade para aprender sempre, e a honestidade para continuar no caminho da razão
O Shihan João Carlos de Godói tem atuado também como ministrante de cursos e palestras sobre a modalidade Karate-Do em todo o Estado de Minas Gerais, com a experiência adquirida por ele nos inúmeros cursos e seminários que participou, tanto nacionalmente como também no exterior.