sábado, 18 de agosto de 2012


Ano passado fui convidado a pisar no tatame como atleta e não pude aceitar devido a alguns contratempos...
Este ano novamente fui convidado. Desta vez topei o desafio e 17 anos após a última vez que subi no tatame para disputar uma competição, lá vou eu de novo...
Não prometo medalha, mas farei das tripas coração para tentar fazer o meu melhor.
Esta Nobre Arte que mora em meu peito e pulsa em minhas veias, faz parte da minha vida há 23 anos e ao longo desta caminhada muitos amigos encontrei, muitas conquistas e muitos aprendizados foram sendo descobertos e muita coisa ainda tem para aprender.
Várias pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer têm uma mentalidade que Karate é para trocar socos e pontapés, um tentando provar que é melhor do que o outro...
Mas, Karate é muito mais do que isto:
- Karate é Cultura, Esporte, Lazer, Integração e socialização... Por isso atravessa milhares de anos, e cada vez mais ganhando novos adeptos. Uma Arte indicada para todas as idades: homens e mulheres, sem distinção de raça ou de cor. Para participar, basta apenas acreditar que é Capaz. Todos podem e são capazes. Basta acreditar...
Muitas pessoas que de início entram por curiosidade ou para ocupar seu tempo acabam se transformando em grandes artistas marciais e constroem lindas histórias de superação e vitórias.
A maioria dos jovens chega à idade de se deparar com as encruzilhadas da vida e precisam fazer uma escolha sobre qual caminho a seguir:
- Um deles, o caminho das drogas, da diversão desenfreada e dos prazeres descabidos que o mundo oferece;
- O Outro, o caminho das oportunidades e das conquistas, das lutas pelos seus ideais.
Eles fazem suas escolhas e muitos deles escolhem a das oportunidades. E o esporte é um grande aliado, formando cidadãos de bem e dispostos a construir as suas histórias.
Para que o karate fosse reconhecido mundialmente e hoje ser esta potência que é no esporte, lá no passado um senhor que dedicava horas e horas do seu dia treinando e aprimorando a Arte aceitou o convite para participar de um congresso de Artes Marciais e apresentar a Nossa Nobre Arte. Até então conhecida apenas por se ouvir falar. Após a sua apresentação este senhor não voltou mais para sua terra natal, pois, as pessoas que acompanharam se encantaram pelo que viram. A partir daí o Karate-Do passou a ser levado a escolas como disciplina e aos poucos foi se tornando reconhecido e hoje praticado em todas as partes do mundo. Hoje, temos a oportunidade de sermos chamados de karateka porque lá no passado este senhor: GUICHIN FUNAKOSHI quebrou todas as barreiras do preconceito e demonstrou publicamente a beleza e a cultura da Nossa Nobre Arte.
Para que nosso Karate-Do (NOBRE ARTE) continue se expandindo cada vez mais, a cada dia tendo novos adeptos que também terão a oportunidade de escrever a sua história nós que praticamos não podemos trancá-la em nossos Dojos deixando que apenas uma minoria possa conhecê-la.
Muitos professores optam pelo Karate-Do Tradicional, seguindo e obedecendo a um padrão de treinamento, respeitando uma sequência e tempo de carência e prática do Jyu-Kumite (luta real, sem regras). Estes também fazem um belíssimo trabalho, dando uma grande contribuição para o desenvolvimento da Nossa Arte Marcial. Outros, além do Karate-do tradicional incluem na sua pauta de trabalhos os treinamentos específicos de competições, levando seus alunos para disputas e fazendo um trabalho de integração social, além das demais benfeitorias que a Arte oferece. Meu trabalho se identifica com esta segunda situação.
Meus alunos, a maioria deles que sempre optam por participar de competições e sempre procurando fazer o seu melhor, dedicando arduamente as preparações com entusiasmo e muita alegria, sempre representaram com muita competência nosso Dojo e todos muito orgulhosos. Mesmo os que não estão diariamente com a gente aqui devido aos seus compromissos continuam vivendo o nosso lema (família) e o Dojo Kun. Nas oportunidades que temos nos reunimos e passamos horas de harmonia e relembrando os grandes momentos já vividos e planejando os que com toda certeza ainda estarão por vir.
Após passar horas refletindo e relembrando todos estes acontecimentos escritos e outros que não manifestei aqui, cheguei à conclusão: ACEITO O DESAFIO. Dia 13 de setembro embarco para Fortaleza – CE para participar do Campeonato Brasileiro. Entregarei-me de coração a esta ideia e vou me dedicar, não com o intuito ou o compromisso da vitória (medalha). Mas, com a alegria de dedicar este momento a cada um destes que sempre se doaram e ofereceram um pouco de si em prol desta Nossa Nobre Arte que tanto nos oferece e quanto bem nos faz.
Ofereço a cada um de vocês: meus professores: Shihan João Carlos de Godoi, Sensei Rosemi Batista da Silva e a tantos outros que além de se tornarem grande amigos doou um pouco do seu tempo.
Ofereço também especialmente a vocês: meus alunos que carinhosamente chamo de filhinhos que acreditam no nosso trabalho e sempre demonstrando muito respeito e carinho...
Que Deus Abençoe a todos e Ilumine os nossos caminhos, dando muita Saúde PAZ e Muitas Bênçãos.
 ONEGAISHIMASU/OSHISHINOBU

Sensei Rovilson José do Nascimento



Nenhum comentário: