terça-feira, 19 de abril de 2011

Tensho
(Mãos que Giram)




O kata Tensho é um exercício de tensão e controle dinâmico da respiração. É o segundo Kata fundamental do estilo Goju-Ryu. O termo “Ten” significa girar e “Sho” refere-se à palma da mão. O nome descreve os movimentos das mãos, que caracterizam este kata.


O Tensho foi desenvolvido pelo Mestre Chojun Miyagi após o seu retorno da China em 1916, onde foi pesquisar as origens das artes marciais de Okinawa. Diz a tradição que Mestre Miyagi desenvolveu o Kata à partir da técnica em forma de “guindaste” chamado Rokkisho, do estilo da “Garça Branca”, do sul da China. Rokkisho significa seis mãos e denota as diferentes posições de mãos neste kata.

Do conhecimento dos Kata do Goju-Ryu e da “natureza do Homem”, o Sensei Miyagi desenvolveu o Kata Tensho para completar o estilo Goju-Ryu onde o Kata Sanchin tinha ficado. Tensho tem muitos princípios do Kata Sanchin, mas vai mais além incluindo conceitos mais complexos das técnicas de Goju-Ryu. Destes conceitos sobressai o Kakie em que no treino avançado a respiração entra nos bunkai do Kata Goju-Ryu.

Tensho é um kata “Heishu”, portanto o termo “Heishu” entende-se como “fechado ou kata de mãos fechadas”. No entanto esta denominação só tem a ver com o tipo de contração muscular que é exercida, até mesmo porque o kata Tensho é predominantemente um kata onde as mãos estão abertas. Como em qualquer aspecto do karatê de Okinawa, existe mais do que uma definição. A primeira, “Heishu” pode referir-se à contração muscular e “Ibuki”, respiração que é única nos kata Sanchin e Tensho. Segundo, pode implicar a restrição e a direção específica de energia dentro dos caminhos energéticos do corpo, quer superficial, quer profundo.

Os outros 11 Kata são referidos como “Kaishu” ou “Kata de mãos abertas”, pelo fato da contração muscular não ser tão dinâmica no sentido em que não são predominantemente isométricas e são executadas como uma respiração normal e mais “natural”.


Metodologia

O Tensho é uma combinação da tensão dinâmica dura com Ibuki (uma respiração com concentração) e movimentos de mãos correntes e suaves (Ju), enquanto o poder vem do tanden. Este kata é considerado uma versão suave do sanchin.

Entender que nem sempre um ataque ou uma defesa tem de ser rígidos, às vezes a suavidade dos movimentos, pode ser uma arma eficaz em um combate.

Como o Sanchin é considerado a pedra angular do Goju-Ryu, o Tensho é considerado como a sua coroa. O Tensho não só emprega técnicas sofisticadas de mão indo muito além, ele também ensina de uma maneira muito mais eficiente e sutil a forma de tensão do corpo.

Tal como acontece com a prática sênior do Sanchin, Tensho cumpre a mesma função como Zhan Zhuang (uma forma de mediação com postura enraizada).

Considera-se que o kata  Sanchin é o aspecto duro (GO) e o Tensho representa o suave (JU) de Goju. 

Nenhum comentário: