Hoje, 25 de abril de 2011, comemoramos o 123.º aniversário de nascimento do grande mestre e fundador do estilo Goju-Ryu, o Mestre Chojun Myagi.
O Grão-Mestre do Karate-do Goju-Ryu, Chojun Miyagi nasceu em 25 de abril de 1888. Ele começou a treinar caratê com Kanryo Higaonna na idade de 14 anos, em 1902. Como sempre demonstrou grande talento natural e feroz determinação, ele progrediu muito rapidamente nos treinamentos. O treino era severo e muito difícil, mas ele praticava cada vez mais com um entusiasmo e fé inigualáveis por qualquer um dos outros estudantes.
Chojun Miyagi tornou-se "uchi deshi" (discípulo privado) de Kanryo Higaonna. Ele estudou com o professor durante 14 anos antes da morte do professor em 1915.
A filosofia do Mestre Chojun Miyagi
A filosofia que define o Karate-do Goju-Ryu, e que também é a essência desta arte, podia ser vista na sua forma mais prática pela simples observação da vida de Chojun Miyagi.
Na verdade, a vida, sobretudo a maneira como Miyagi Chojun viveu a sua vida, foi uma expressão perfeita do espírito e da filosofia do Goju-Ryu Karate-do.
Após a devastação extrema da Segunda Guerra Mundial Okinawa foi deixada numa situação de pobreza terrível. Residências e alimentos eram escassos. O Exército norte-americano tinha estoques de alimentos e roupas e até mesmo o mais virtuoso e honesto dos okinawano, pelo instinto de sobrevivência, se viam obrigados a roubar estes de vez em quando. Nas ocasiões em que eram oferecidos estes alimentos ou roupas a Chojun Miyagi ele sempre recusava e dizia que o pouco que ele já possuía era suficiente para suas necessidades.
Chojun Miyagi nunca se comprometeu. Apesar de todas as dificuldades que enfrentou em sua vida, seu coração (mente e espírito) jamais mudaram. Ele sempre ressaltava que, especialmente nas artes marciais, deve-se ser sempre humilde. Que quanto mais forte a pessoa se torna, mais deve expressar seu lado gentil. Estes são os princípios de "GO" e "JU".
Chojun Miyagi era um professor rigoroso das artes marciais, mas que sempre demonstrou grande carinho e amor por seus alunos. Ele sempre considerou o bem-estar de seus alunos, não só na sua formação, mas também no dia-a-dia de suas vidas. Ele sempre tentou orientá-los a seguir o caminho correto, da verdade e da justiça.
O legado de Chojun Miyagi ao karate-do é muito mais do que a técnica. Ele nos deixou uma filosofia que é profunda em sua simplicidade, uma filosofia para nos ajudar a alcançar a verdade e a força em nossas vidas.
Fica aqui registrada a homenagem do Dojo Guerreiros da Montanha, a este grande Mestre.
Fica aqui registrada a homenagem do Dojo Guerreiros da Montanha, a este grande Mestre.
Leia um pouco mais sobre a história do Mestre Chojun Miyagi
Nenhum comentário:
Postar um comentário